Receita de Risoto de Camarão Cremoso

Era um domingo, estávamos de folga, o tempo esfriou e me inspirou a fazer risoto de camarão cremoso para o nosso almoço.

A receita é bem simples e realmente deliciosa, excelente para curtir com um vinho branco.

Seguem os ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo (específico para risoto)

1 cebola picada

500g de camarões limpos e descascados

200g de queijo de sua preferência (eu utilizei um pacote de queijo parmesão ralado e 100g de queijo mussarela)

1 xícara de vinho seco

2 colheres de sopa de margarina

1 litro de água

1 pacote de caldo de legumes (tempero desidratado)

Sumo ou suco de limão para temperar os camarões a gosto

Azeite para refogar os camarões a gosto

sal a gosto

Passo a passo para o preparo do risoto

Cerca de 20 minutos antes de iniciar o preparo, retire os camarões congelados da embalagem e coloque sumo de limão ou suco de limão para temperar a gosto. Reserve.

Coloque a água (1 litro) em uma panela ou caneca para ferver junto com o caldo de legumes desidratado. Deixe em fogo médio para aquecer aos poucos.

Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite para refogar os camarões. Mexa com frequência até que a água evapore e os camarões estejam bem cozidos. Reserve.

Enquanto isso, em outra panela, coloque a margarina e a cebola para refogar até ficar transparente. Adicione o arroz e termine de refogar.

Nesse momento, o caldo de legumes já deve estar fervendo. Desligue o fogo e acrescente ele aos poucos, com uma concha no arroz, mexendo sem parar para não grudar até terminar. Deixe em fogo médio baixo. O arroz precisa ser mexido a todo momento.

Dependendo do tipo de arroz, pode ser necessário utilizar mais água para continuar o cozimento. Você pode acrescentar água aos poucos, de preferência natural para manter a temperatura do cozimento. O ponto do arroz é cozido por fora e um pouco duro por dentro, sem deixar secar completamente a água.

Depois, adiciona o vinho branco (1 xícara) e continua mexendo o arroz até perceber o completo cozimento do arroz. Por fim, adiciona os queijos e os camarões. Assim que estiver tudo encorpado, seu risoto está pronto. Quentinho é mais delicioso ainda.

Se ainda quiser mais cremosidade ao risoto, pode acrescentar um pouco de creme de leite a gosto.

Olha o resultado:

Sirva com o mesmo vinho utilizado para o preparo do risoto. Eu escolhi um vinho chileno de uvas Sauvignon Blanc bem leve para o almoço.

Quero reforçar que eu não sabia preparar esse tipo de prato, mas recorri a um curso on-line bem rápido que me ensinou muito sobre o preparo desse tipo de prato. Confere nesse link.

O que achou do preparo? Como ficou o seu risoto? Comenta na página, envia fotos da sua surpresa. Até o próximo post!

Publicado por manualdohomemapaixonado

Sou um homem muito apaixonado pela minha mulher e faço questão de retribuir diariamente ❣️ Sei que não é fácil para um homem ter criatividade ou ser romântico, mas não é impossível. Quando me apaixonei de verdade, essas atitudes ligadas ao amor surgiram naturalmente e agora quero compartilhar com você. 📨 Minha missão é ajudar a fortalecer os relacionamentos, resgatar a confiança no amor e na gentileza e te auxiliar em ideias criativas para colocar tudo isso em prática!👩‍❤️‍👨

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: