Explorando a cidade de São Paulo: visita ao Farol Santander

Nós amamos São Paulo e procuramos explorar ao máximo sempre que podemos. A cidade sempre traz exposições e eventos diferenciados que nos dão uma imersão de cultura e experiências.

Em um domingo antes da pandemia resolvemos visitar o Farol Santander. Símbolo da cidade, é admirável tanto por fora quanto por dentro.

O nome do edifício é Altino Arantes e fica no centro da cidade de São Paulo. O prédio tem 35 andares e, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

HALL

O passeio começa pelo hall que tem um imenso lustre imponente e painéis virtuais contando a história do local.

Lustre do hall e desenho da construção

QUARTO E QUINTO ANDARES

No quarto andar tem uma exposição do artista plástico Vik Muniz. A instalação chamada Vista 360 consiste em diversas fotos da vista do mirante, feita de vários materiais, entre eles mais de 20 toneladas de sucatas produzidas no próprio Farol Santander.

No quinto andar visualizamos uma reprodução de toda a estrutura de setenta anos atrás como mesas, calculadoras, cadernetas utilizadas na época para a operação do banco e atendimento ao público.

O MIRANTE

O mirante está localizado no vigésimo sexto andar e oferece uma vista panorâmica da cidade. Infelizmente o dia estava chuvoso e as fotos não ficaram tão boas. Mas, mesmo assim dá para ter uma visão da cidade repleta de prédios.

EXPOSIÇÃO DEVANEIOS

Depois seguimos para a exposição Devaneios da artista JeeYoung Lee que foi sensacional. Nos sentimos em uma parte do filme Alice no País das Maravilhas.

Segue um resumo sobre a artista e essa exposição mencionada pelo próprio Farol Santander.

Formada pela Universidade Hongik (Coreia do Sul) e ganhadora do Prêmio Arte Soberana em 2012, JeeYoung Lee é conhecida pelas imagens surreais que cria, desde a concepção da ideia até a produção de todos os objetos cenográficos, transformando fisicamente o espaço em grandes maquetes e paisagens imaginativas. JeeYoung Lee te convida a entrar no universo de seus devaneios, te transformando em coautor, testemunha e participante de suas ideias. É um paralelo com os países maravilhosos de Alice ou os arquipélagos de Lilliput para Gulliver. Desprendida do uso da tecnologia, Lee aposta em seu mundo mental, que nenhuma realidade virtual poderia alcançar. Entrar nas instalações de Lee é como realizar um desejo comum entre as crianças: fazer parte de maquetes. Sem nenhum truque de photoshop ou computador, a artista utiliza uma câmera fotográfica e a diversificação de materiais para produzir todo o cenário sozinha, assumindo os papeis de fotógrafa, designer, escultora, artista e modelo.

O prédio tem outros andares, mas estavam fechados para visitação. Lá tem um café saboroso e até opção para hospedagem ou realização de eventos. No subterrâneo tem um bar onde fica o antigo cofre e as pessoas podem se descontrair e entrar nessa área.

Vale muito a pena conhecer esse prédio histórico e passar uma tarde no centro da cidade. E você? Que lugar recomenda conhecer? Assim que passar o período de pandemia esperamos retornar aos nossos passeios e atrativos culturais que a cidade terá a oferecer.

Publicado por manualdohomemapaixonado

Sou um homem muito apaixonado pela minha mulher e faço questão de retribuir diariamente ❣️ Sei que não é fácil para um homem ter criatividade ou ser romântico, mas não é impossível. Quando me apaixonei de verdade, essas atitudes ligadas ao amor surgiram naturalmente e agora quero compartilhar com você. 📨 Minha missão é ajudar a fortalecer os relacionamentos, resgatar a confiança no amor e na gentileza e te auxiliar em ideias criativas para colocar tudo isso em prática!👩‍❤️‍👨

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: