10 dicas: como fazer o relacionamento dar certo?

Essa é uma pergunta que muitos casais querem buscar as respostas, principalmente quando o relacionamento está passando por dificuldades.

Mas, deveria ser ao contrário. Todo casal precisa cultivar o relacionamento diariamente para fazer com que ele dê certo. É através de uma base bem forte que ele irá se sustentar.

Quando começa a desgastar, significa que uma boa base não foi construída. E são pequenos erros ou atitudes que geram desentendimentos ou descontentamentos.

Vamos relacionar dez itens importantes para ajudar a fortalecer a base do relacionamento e você começar desde já a falar com a sua parceira.

Individualidade

Antes do relacionamento cada um tinha seus costumes, suas preferências, suas maneiras de agir. Isso tem a ver com a criação e com o modo de vida que cada um construiu para si. Isso não deve ser mudado. Cada um deve ser do jeito como é e vocês precisam respeitar isso. Respeitar o espaço um do outro.

Quando um tipo de comportamento não agrada, vocês devem conversar e buscar um consenso sobre o tema. Pode ser que um costume realmente seja inadequado. Mas, se a outra parte reconhecer e quiser mudar, isso significa que vocês tem um relacionamento maduro. Faz parte também recebermos feedback e buscarmos melhoria. Muitas vezes não percebemos esse comportamento e já pode também ter afetado outros relacionamentos.

Respeitar o espaço não significa ter que agradar. Pode ser que a preferência de um não seja a do outro. Então, se não te deixa confortável é melhor dar liberdade para a pessoa sair e fazer o que gosta do que estar presente por obrigação, alimentando um sentimento ruim que pode até causar discussões.

Liberdade

Esse segundo tópico está relacionado ao primeiro. Dê liberdade para sua parceira fazer o que gosta. Quando amamos uma pessoa, queremos estar junto o tempo todo. Mas, às vezes, é preciso deixar que ela faça o que gosta sozinha.

Não podemos ser egoístas. É um sentimento muito ruim tanto individualmente quanto para um casal. Pessoas que passaram muitos anos sozinhas, quando estão em um relacionamento, ainda não conseguem mudar esse costume de uma vez. Se já for direto ao pote cobrando estarem sempre juntos, o efeito será o contrário. Dê tempo ao tempo e vocês irão descobrir o que gostam de fazer juntos e o que precisam fazer sozinhos.

Ah, um ponto importante. Não confundam liberdade com libertinagem. A liberdade deve estar lado a lado com postura, respeito e bom senso. O fato de ter liberdade para sair e fazer o que gosta não significa que possa desviar seu comportamento. Senão, para que está em um relacionamento então? Pense nisso!

Confiança

O terceiro tópico dá suporte aos outros dois acima. Confiança é algo difícil de conquistar e fácil de se perder.

Muitas discussões acontecem pela falta de confiança. Para mim, essa é a base do relacionamento. Se não confiamos, não tem porque mantê-lo. A falta de confiança não permite respeitar a individualidade do outro, não permite a liberdade que também já citamos. Ele é o grande causador de ciúmes excessivo e provoca muitas tragédias familiares.

É normal sentir um pouco de ciúmes, afinal quem ama vai sentir isso. Quer cuidar da outra pessoa, amar e ser amado. Jamais deixe que ele saia do controle. Conversem muito se estiver acontecendo, busquem ajuda se for necessário. Mas, não deixem isso atrapalhar a relação.

Em um relacionamento sólido, o ciúme não atrapalha o casal. Cada um sabe que irá fazer o que gosta, mas não tem a preocupação com o desvio de comportamento. E aí não existe motivo para discussões. É um ciclo.

Discrição

O relacionamento é feito de duas pessoas. Portanto, só vocês devem mostrar o que sentem um para o outro. Nem os amigos, familiares e o resto do mundo precisam saber da intimidade de vocês. Essa exibição toda em redes sociais é muito nociva para o relacionamento. As pessoas ficam comparando, algumas fazem comentários maldosos e outras vão invejar o tipo de relacionamento que vocês vivem. Acaba refletindo em vocês depois.

Sejam discretos, guardem as declarações de amor para os momentos que estejam a sós.

Nesse momento podem fazer muitas juras e declarações de amor. O relacionamento agradece!

Companheirismo

Um relacionamento sólido e maduro tem muito companheirismo. Faça questão de estar presente na vida da pessoa que está ao seu lado.

Participe dos projetos, ideias, sonhos da sua companheira ou do casal (cada um deve utilizar a habilidade que tem para contribuir nessa ação). Se estão planejando comprar um apartamento, façam o orçamento, conversem sobre a decoração, analisem a localização etc. A participação dos dois é fundamental.

Ajude quando surgirem problemas. Evite ficar criticando e dê conselhos para resolver. Determinadas palavras tem o poder de destruir a motivação e qualquer relacionamento. Entendam a causa do problema e trabalhem para solucionar.

Felicite quando tudo der certo. Vocês devem sempre comemorar quando algo deu certo ou superou a expectativa de vocês. Agradeçam um ao outro sempre que puderem.

Quanto maior o companheirismo, mais forte e duradoura será a relação.

Verdade

A verdade deve prevalecer em nossa vida, seja no trabalho ou na vida pessoal. Não importa o que aconteça, falem sempre a verdade um com o outro.

Digam sempre o que sentem e o que pensam, de uma forma que isso não machuque a sua parceira. Assim vocês podem construir confiança e fortalecer o relacionamento.

Discussões

Como disse anteriormente, cada um teve uma criação e costumes diferentes. Adaptar o relacionamento a isso exige tempo, resiliência e muitas conversas de alinhamento.

Nem sempre o casal irá concordar com tudo. Isso não é prejudicial. O que prejudica são as atitudes e as conversas mal resolvidas. Expressem o que sentem com muito respeito e objetividade.

Independentemente de como se sintam, busquem resolver o conflito antes de dormir. Não faz bem para o casal dormir “brigado”. O dia seguinte ainda mantem um clima pesado, atrapalha o rendimento de vocês e poderá gerar mais brigas. Isso gera insegurança e desperta o gatilho de outros sentimentos ruins como egoísmo, ciúmes etc.

Sentimentos

Vocês precisam demonstrar seus sentimentos um pelo outro. Eu faço isso diariamente. Pode parecer besteira, mas isso ajuda e muito a manter a confiança e a chama do relacionamento aceso.

Faça agrados, carinhos, declarações de amor. As expressões dos sentimentos são sempre bem-vindas e renovam o amor entre o casal.

Quando eu saio antes do que ela, geralmente deixo pequenos bilhetes nos lugares onde ela vai passar com mensagens breves, mas declarando meu amor por ela.

Surpreenda com um cartão contendo uma mensagem pessoal do motivo pelo qual você ama e como você admira ela.

Tenho certeza que irá fortalecer ainda mais a relação de vocês.

Intimidade

Todo casal precisa ter intimidade. Faz parte do autoconhecimento e conhecimento do outro. Vocês precisam se conhecer profundamente. Isso ajuda a dar sustentabilidade e confiança no relacionamento também. A intimidade contribui com um prazer ainda maior para vocês.

Sabendo as situações que agradam e que desagradam um ao outro ajudam na manutenção do respeito e do amor para um relacionamento saudável e duradouro.

Autoestima

Todos nós precisamos ter autoestima, tanto para buscar a nossa felicidade quanto transmitir felicidade para a parceira. A pessoa que se sente amada e valorizada é mais feliz.

Por isso, demonstre os seus sentimentos, fale o quanto você ama, elogie a sua aparência e as suas atitudes. Autoestima dentro de um relacionamento é muito importante para o bem-estar de cada um.

Gostou das dicas? Parecem simples, mas no dia a dia sabemos que não é fácil praticar. Mas, tente, reflita e procure praticar diariamente.

Elaborei um vídeo rápido com as mensagens principais desse post. Comente sobre o material, contribua com as duas dicas para melhorarmos cada vez mais nossos relacionamentos.

Publicado por manualdohomemapaixonado

Sou um homem muito apaixonado pela minha mulher e faço questão de retribuir diariamente ❣️ Sei que não é fácil para um homem ter criatividade ou ser romântico, mas não é impossível. Quando me apaixonei de verdade, essas atitudes ligadas ao amor surgiram naturalmente e agora quero compartilhar com você. 📨 Minha missão é ajudar a fortalecer os relacionamentos, resgatar a confiança no amor e na gentileza e te auxiliar em ideias criativas para colocar tudo isso em prática!👩‍❤️‍👨

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: