Viagem para casal: Bueno Brandão/MG

Seguindo nosso roteiro de férias, saímos de Serra Negra/SP para curtir a encantadora cidade de Bueno Brandão/MG. São 70 Km pela estrada Socorro – Munhoz.

A estrada está em boas condições nesse período que visitamos lá e foi bem tranquila a viagem. Durou cerca de 1 hora e 40 minutos. Confere o vídeo da viagem de carro.

Por que escolhemos essa cidade? É uma pequena cidade ao sul de Minas Gerais no alto da Serra da Mantiqueira, bem próxima de São Paulo, tem cerca de 11.000 habitantes e tem aproximadamente 60 cachoeiras catalogadas na região. É uma cidade para descansar e renovar as energias com certeza.

Apesar de ainda estarmos em período de pandemia, conseguimos visualizar muitos lugares abertos como restaurantes e hospedagens. Mas, alguns pontos turísticos infelizmente não. Mesmo assim a viagem foi muito produtiva.

Onde se hospedar?

A cidade tem vários hotéis e pousadas aconchegantes para se hospedar. Nos sites de reserva você encontrará boas opções com preços bem acessíveis. Só precisa verificar a localização. Vários deles ficam na estrada ao redor a cidade e dependerá de deslocamento. Além disso, as linhas de ônibus são bem restritas por lá. Então, se não for de carro, é melhor se hospedar mais próximo ao centro.

Nós fomos privilegiados porque escolhemos uma pousada que fica próxima ao centro da cidade, mas já está no início de uma estrada de terra. Além de ser uma área bem silenciosa, está rodeada de área verde e muitas espécies de pássaros para ouvir. Que delícia de lugar!

Quem quiser se hospedar, chama-se Pousada Recanto da Vovó! É uma verdadeira casa de vó completa com sala, cozinha, sala de jantar, banheiro, quarto de casal e quarto com beliche para 4 pessoas. Uma área de garagem bem ampla e uma varanda incrível! Nessa varanda passamos as manhãs tomando café com os pássaros e as noites tomando um vinho. A simpatia e atenção da Dona Lourdes, proprietária da Pousada, não tem preço!

Restaurantes

Ao passar pelo centro encontramos o Café com Mistura. Verificamos as recomendações e decidimos comer por lá. Foi uma ótima escolha!

Pedimos duas tapiocas: uma de bacon com queijo e a outra de queijo com tomate. Além de bem servido, a aparência do prato é um show à parte.

Tapiocas

Depois pedimos um petit gateau que estava um espetáculo! Olha só a apresentação do prato!

Petit Gateau

No Café com Mistura dá para almoçar, tomar um café da tarde e até jantar. Com certeza uma excelente referência para quem vai visitar a cidade!

Fachada do Café com Mistura – foto acervo pessoal

Também recomendamos o Galpão Mineiro que serve comidas típicas e também vende artesanato da região. É um espaço muito aconchegante!

Fachada Galpão Mineiro – foto acervo pessoal

Nós pedimos os pratos zécutivos como eles chamam rssssss. Um de lombo e o outro de mignon. São servidos com farofa, arroz e uma salada bem farta! Tudo muito fresquinho e bem preparado. Dá água na boca! Por fim, não poderíamos deixar de pedir uma pamonha doce! Aproveitamos para comprar um queijo meia cura e um licor de cappuccino que são espetaculares!

Cachoeiras

A cidade tem, aproximadamente, sessenta cachoeiras catalogadas divididas entre propriedades particulares ou abertas ao público. Precisaria de muito tempo para conhecer todas.

Uma das dificuldades que enfrentamos é justamente encontrar várias delas durante os passeios sozinhos. Não existem boas sinalizações, várias delas nem aparecem no GPS e as estradas não são de fácil acesso por carros de passeio. Como resolver isso? Contratando um guia experiente com carro 4×4. Foi a melhor decisão que tomamos. Dá para aproveitar mais o dia, evitamos desgastes ou surpresas com o carro, conhecemos mais a região e descobrimos muitos outros lugares interessantes que teriam passado despercebido se não estivéssemos com ele.

Quem nos atendeu foi o simpático Allan, um guia muito bem preparado e extremamente profissional da Terra Adventure Receptivo. Você pode comprar o pacote pela internet, só enviar o comprovante para ele e marcar o dia do passeio. Foi bem rápido e prático. Os passeios são segurados e a segurança dos clientes é uma grande preocupação da empresa. Utilizamos cinto de segurança e capacetes.

Descobrimos que eles também possuem passeios em Munhoz e vários outros pacotes interessantes que, com certeza, vamos visitar em breve.

Contatos: terraadventureoperacional@gmail.com ou (11) 981987351.

Cachoeira dos Félix

Essa cachoeira é de fácil acesso e tem estrutura de estacionamento, loja de conveniência, banheiro e a trilha também facilita a caminhada. Pagamos uma taxa para entrar que é o seguro do estacionamento e a preservação do local. Vale muito a pena!

Chegamos no meio da tarde e pudemos nos refrescar um pouco, curtir bem a natureza. Estava com poucos visitantes no momento. Olha que vista! São 40 metros de queda d´água.

Foto acervo pessoal

Cachoeira Cascavel I

Essa cachoeira foi surpreendente! O guia parou no meio da estrada e disse: chegamos! Olhamos e só vimos vários hectares de terra e uma plantação de milho recém colhida. Atravessamos essa área e, após uma trilha de média intensidade, chegamos na cachoeira. São 35 metros de queda d´água.

Foto acervo pessoal

Cachoeira do Luís

Essa cachoeira também é de fácil acesso e tem infraestrutura como banheiro, loja de conveniência e restaurante e também tem taxa de preservação. A trilha é de baixa intensidade e a vista dela também é incrível! São 40 metros de queda d´água.

Foto acervo pessoal

Cachoeira Santa Rita

Essa cachoeira é motivo de briga entre duas cidades porque ela está na divisa de Bueno Brandão e Senador Amaral. Sua localização exata é em Senador Amaral. Vale e muito o passeio. Além de ser de fácil acesso e também ter infraestrutura, a própria cachoeira também é de fácil acesso e foi a única que conseguimos entrar e curtir. Com certeza no período das águas, o volume deve deixar ela ainda mais bonita. São 18 metros de queda d´água.

Foto acervo pessoal

Dicas importantes para trilhas nas cachoeiras:

Vá com roupas leves, preferencialmente sintéticas para ajudar na absorção de suor ou água da chuva.

Procure calçar botas ou tênis adequados para o tipo de trilha que irá percorrer.

Use repelente de insetos e protetor solar.

Leve pequenos lanches para emergências, preferencialmente em sacos vedados como bolachas, amendoim, etc.

Não se esqueça de levar água.

Não leve bebidas alcoólicas.

Você sabia que Bueno Brandão tem produção de vinhos?

Fomos surpreendidos com a informação de que Bueno Brandão tem produção de vinho e nos interessamos ainda mais em conhecer.

Uma das vinícolas que conhecemos foi através do guia Allan do Terra Adventure Receptivo. Chama-se Colinas da Mantiqueira. É uma produção totalmente artesanal feita pelo Alexandre e seu pai, pessoas altamente receptivas e simpáticas. Eles abriram sua casa e produção para conhecermos. Produzem vinho tinto, branco, espumante no método champenoise e jeropiga. Levamos para casa o espumante que realmente é espetacular.

Foto acervo pessoal

E o local onde eles moram é de tirar o fôlego. Eles vivem em uma colina e a plantação tem um declive acentuado. E, ao fundo, tem o Vale das Furnas, outro ponto turístico da região. Infelizmente estava fechado para visitação, mas pudemos aproveitar para ver do alto da cidade.

Outra vinícola da cidade é a Uva e Vinho Fidêncio. Fica em uma fazenda e o acesso é por estrada de terra. Só o passeio já encanta pela paisagem das fazendas no caminho. Para anunciar a chegada tocamos o sino e fomos muito bem recebidos. Degustamos variedades de vinhos tintos produzidos com frutas, vinho branco, jeropiga, mel e um whisky mineiro rsssssss. O vinho tinto demi-sec deles é uma delícia! Também trouxemos uma garrafa para degustar.

Foto acervo pessoal

Picos e Mirantes

A cidade tem muitos picos e vales para conhecer com paisagens contrastantes. Conseguimos visitar duas delas:

Mirante do Cristo

Assim que saímos da Uva e Vinho Fidêncio, seguimos pela estrada de terra para contornar a cidade e, no meio do caminho, tem a entrada para o Mirante do Cristo. Estava em obras, mas mesmo assim permitiram nossa entrada.

De lá dá para ver a área urbana toda. Além do silêncio que o local proporciona, aproveitamos para fazer um lanche lá porque tem mesas e cadeiras para os visitantes. Aproveitamos para descansar e apreciar um pouco a bela vista!

Área urbana de Bueno Brandão – acervo pessoal

Mirante da Serrinha

De fácil acesso pelo bairro da Serrinha, o local também proporciona uma bela paisagem da cidade, mas da área rural. O local também está em obras. Lá irão construir um restaurante, um observatório astronômico e uma rampa para voo livre. Com certeza será um passeio ainda mais proveitoso.

Vista do Mirante da Serrinha – acervo pessoal

Vale das Furnas

O acesso para o Vale estava fechado, mas conseguimos belas fotos pela parte de cima através da Vinícola Colinas da Mantiqueira. O local permite fazer ótimas fotos panorâmicas e de lá dá para ter uma visão das cidades vizinhas como Ouro Fino e Inconfidentes.

Vista do Vale das Furnas

Por lá também tem o Pico da Torre. Não pudemos conhecer por estar fechado, mas vimos fotos e tem uma vista incrível.

Outros passeios para aproveitar

Devido ao curto tempo que ficamos não conseguimos visitar muitos pontos turísticos. Mas, a região tem também alambiques, fábrica de chocolate, laticínios e vários outros produtos artesanais.

O clima nesse período de setembro estava bem confortável e sem chuva.

A cidade realmente encanta e no período conseguimos descansar. Espero que tenha gostado das dicas. Se já conhece comente o que achou, compartilhe sua história!

Montei um vídeo com as melhores fotos do passeio para você conferir todos os detalhes.

E aqui seguem algumas recomendações de produtos para aproveitar ainda mais a sua viagem. Os produtos são vendidos pela amazon.com.br.

Compre aqui: Bota Coturno Adventure Couro Nobuck JNA Shoes Trilha Aventura

Compre aqui: Mochila Camping Convoy 60 L Preta

Compre aqui: Squeeze Tritan com bico à prova de vazamento azul 709 ml

Publicado por manualdohomemapaixonado

Sou um homem muito apaixonado pela minha mulher e faço questão de retribuir diariamente ❣️ Sei que não é fácil para um homem ter criatividade ou ser romântico, mas não é impossível. Quando me apaixonei de verdade, essas atitudes ligadas ao amor surgiram naturalmente e agora quero compartilhar com você. 📨 Minha missão é ajudar a fortalecer os relacionamentos, resgatar a confiança no amor e na gentileza e te auxiliar em ideias criativas para colocar tudo isso em prática!👩‍❤️‍👨

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: