Como escolher uma verdadeira parceira pra vida

Durante muitos anos os homens tem essa difícil tarefa: escolher uma parceira para iniciar um relacionamento sério e , quem sabe, passar anos ou até a vida inteira ao lado dela.

Até existem relatos bíblicos dessa árdua tarefa. Afinal estar um relacionamento é se doar, amar uma pessoa e dar acesso a ela a tudo que você tem de maior valor na sua vida (você mesmo). Você também tem se valorizar.

Sim amigo, muitas vezes você pode amar a pessoa errada, se enganar, se iludir, perder anos da sua vida num relacionamento que faz mal para sua própria vida, cheio de amarras, que te impedem de ser totalmente feliz. Esse tema é amplo e controverso porque muitas pessoas tem pontos de vista diferentes ou até porque existem vários fatores envolvidos. Já viveu um relacionamento assim?

O que aprendi com relacionamentos ruins

Eu apenas posso falar de mim. Para encontrar a pessoa certa, passei por relacionamentos muito ruins.

Como saber se estou num relacionamento bom ou ruim? Pergunta difícil de responder! Relacionamento não é uma ciência exata: é uma experiência individual.

Mas, aqui vão algumas dicas que eu aprendi nos meus relacionamentos e observando relacionamentos maduros e duradouros de conhecidos e amigos.

  1. Um relacionamento tem como base o amor. Mas, amar não é só dizer palavras, entregar bilhetes, fazer declarações. Amor é atitude, ação e prática. Se sua amada diz que te ama, ela certamente agirá como quem realmente te ama. Ela vai te apoiar nas suas decisões, cuidar de você quando estiver enfermo ou até mesmo prevenir para que não fique, compreender os seus defeitos, manias e costumes (assim como você deverá compreender ela). Não existe casal de um só. Quem ama também corrige. Então, aceite as críticas que sua amada te dá porque, muitas vezes, ela está vendo algo que você não esta percebendo como oportunidades profissionais ou más amizades por exemplo.
  2. Um relacionamento bom também preza pela liberdade. Se você é inseguro, possessivo e tem muito ciúme, sinto lhe dizer, mas poucas mulheres vão suportar um relacionamento com você. O mesmo vale para as mulheres. Um relacionamento saudável tem como parte a liberdade, ou seja, dar um tempo para que a pessoa amada curta os momentos individuais (para fazer coisas que aprecia, visitar amigos, visitar parentes, ir na academia etc).
  3. Relacionamento também se cria com a confiança. Sempre diga a verdade (por mais difícil que seja), seja honesto, jogue limpo… relacionamento não sobrevive sem confiança, sem  transparência e honestidade.
  4. Busque uma mulher independente, uma mulher autônoma. Eis um segredo: uma mulher independente tem potencial pra te ajudar em outros assuntos da vida. Mas, o mais importante: mulher independente não estará com você porque precisa. Ela estará porque gosta de você e por que te ama, até porque mulheres independentes e autônomas não precisam de homens para serem felizes. Se você namora ou é casado com uma mulher que não é autônoma ou independente, mostre que você tem maturidade, autoestima e incentive ela a estudar e crescer profissionalmente. Vai ver como a relação tenderá a ficar mais forte.
  5. Tenha uma boa autoestima. Vista-se bem, use bons perfumes, estude, trabalhe. Mesmo sendo humilde, cuide-se bem, porque você é tudo de mais valioso que você tem na sua vida e irá transferir isso para a sua parceira. Cuide de sua saúde mental e física, também queira aprender algo novo que seja útil para a relação como cozinhar, fazer massagem… seja o homem que toda mulher legal queira ter do lado.
  6. Se você é religioso, não cometa o erro de se relacionar apenas com pessoas do seu círculo religioso. Existem pessoas maravilhosas que tem outras crenças ou até mesmo que não tem outras crenças. Eu conheci casais assim e até eu mesmo sou exemplo de que sim, dá certo ter um relacionamento com pessoas de outras religiões ou até mesmo sem religião.
  7. Sempre que conversar com quem você gosta, olhe nos olhos. Os olhos são a porta da alma e mostram muita verdade e a essência da pessoa. Observe, às vezes um simples olhar diz mais que mil palavras.
  8. Seja um homem observador. Às vezes as mulheres estão precisando de alguém que as note, que as ouça, que interprete se elas estão bem ou não. Seja um bom ouvinte! Pode acreditar, isso não tem preço para uma mulher. Seja o porto seguro, o abrigo e ela sempre estará com você.
  9. Seja um cara de bom humor, feliz com a vida. Mulheres não gostam de homens de mau humor, depressivos e  tristes. Pode reparar: homens boa praça e engraçados sempre tem uma companheira.
  10. Por ultimo, saiba o que você quer…. O que você quer de uma mulher? Que tipo de mulher você gosta? Como você gostaria que ela fosse?… bom se você ainda não a conhece, fica uma dica: faça uma lista da sua “parceira ideal”. Coloque lá as qualidades e até mesmo os defeitos dela. Quando conhecer alguém, veja se ela bate com o que você procura. Escrever vai te fazer sempre ter em mente o que você quer e assim não vai perder seu tempo com quem você já sabe que não é ideal.

Você concorda comigo? Comente, dê sua opinião.

A vida é um aprendizado constante, além disso a vida é feita de escolhas. Às vezes nos enganamos e é normal que isso aconteça, mas como eu aprendi a duras penas, as pessoas erradas te ensinam a valorizar as pessoas certas. Muitas vezes não damos o devido valor a quem realmente nos completa e nos faz feliz.

Aprendi a procurar pessoas que tinham um certo alinhamento com minha visão de vida, ou seja, pessoas maduras, que sabem o que querem, que não curtem aventuras, que não estão em dúvida entre duas pessoas, que gostem das mesmas coisas que eu… E, da mesma forma, eu digo a você caro amigo leitor: procure alguém que esteja alinhado com sua visão, que tenha gostos semelhantes, mas você também deve estar aberto a aprender com a pessoa que você gosta.

Um exemplo: eu não tinha costume de comer comida japonesa (na verdade eu só sabia o básico, tinha um certo preconceito) e minha amada gosta de comida japonesa. Ela me ensinou como pode ser gostoso um jantar a dois num restaurante japonês e hoje eu faço festa quando compramos comida japonesa. Agora eu adoro comida japonesa.

Não há nada melhor que aprender e gostar de algo que seu amor te ensinou. As pessoas certas chegam para somar, tem sábios conselhos. Como um certo provérbio diz: “conhecemos as arvores pelos frutos”. Então, quando estiver com dúvidas se está com a pessoa certa, olhe para trás, olhe quem você era quando a conheceu, se sua vida sentimental e/ou pessoal evoluiu. Olhe criticamente e repare se sua vida melhorou, se você é um homem feliz, se você é sexualmente satisfeito, se você se sente bem com ela, se você progrediu como pessoa, como companheiro, como filho, como amigo. Essa certamente é a pessoa certa.

Porém se você se sente triste, infeliz, sempre está em conflito (brigas), não tem alegria de voltar e encontrar a pessoa em casa, ou de encontrá-la caso seja sua namorada, se você não se vê com ela no futuro, não tem vontade de sair com ela, se ela te afasta de seus amigos e de seus pais, se ela não te vê como uma pessoa importante para ela, se você não confia nela, amigo, termine o relacionamento o quanto antes. Quanto mais tempo você ficar nesse relacionamento, maior será o tempo que você vai perder lutando contra algo que não vale a pena. Às vezes nos homens estamos num casamento como eu também já estive e achamos que as pessoas vão mudar ou que já temos anos de casamento e as pessoas vão reparar se algo não vai bem, que vai virar um escândalo na família, que os amigos vão nos abandonar, que vamos perder o que conquistamos com suor e sangue. Deixa eu te dizer uma coisa: chega a hora em que você não tem escolha, você vai ter que escolher entre dar uma outra chance a si mesmo ou virar um escravo num relacionamento morto. Lembre-se e nunca se esqueça: você é tudo de mais valioso na sua vida. Às vezes temos que dar dois passos para trás para podermos seguir em frente.

No meu caso, quando eu descobri que estava num relacionamento em que apenas um tinha noção do que era uma vida de casado, quando eu vi o tempo passar e olhei para trás e vi o que escrevi acima se tornar real na minha vida, eu tive que escolher entre dar uma chance a mim mesmo ou permanecer num relacionamento morto (de aparência). Do dia para noite voltei para casa dos meus pais, com algumas roupas, um notebook, uma impressora e recém formado na universidade. O resto eu deixei para trás.

Parece loucura, mas foi a melhor decisão que eu tomei. Foi nessa hora que eu vi quem eram meus amigos de verdade. Nunca tive expectativas elevadas em relação às outras pessoas, muitos me abandonaram até em redes sociais, mas não tenho magoa de ninguém, como já disse, a vida é feita de escolhas.

Passei um tempo na casa dos meus pais. Como era recém formado e tinha amigos em minha cidade, rapidamente consegui emprego na área, como era fluente em inglês e espanhol, oportunidades apareceram. E o meu grande amor também.

Invista em você, lute por seus sonhos nem que seja sozinho, um dia você vai encontrar alguém que valoriza esse esforço, suas conquistas, vitórias e até suas derrotas.

As cicatrizes da vida nos ensinam mais que qualquer escola, porque na escola temos a lição e depois temos a prova… na vida é o contrário: temos a prova primeiro e dela tiramos a lição.

O que devo fazer quando enfim souber que encontrei a pessoa certa?

Bom, quando você tiver a felicidade de acordar de manhã ao lado do seu amor e souber que encontrou a mulher certa para sua vida em primeiro lugar, agradeça a Deus por essa oportunidade (#gratidão). Saiba que muitos morrem sem saber o que é isso, sem ter um “mozão”, sem ter aquela felicidade em chegar em casa e encontrá-la ou esperar ela regressar do trabalho.

Sendo você um desses felizardos que encontraram a pessoa certa, saiba agora o que devem fazer para não estragar tudo. Somos humanos e falhamos, mas podemos evitar certos erros:

  1. Nunca minta para ela.
  2. Seja leal.
  3. Assuma o que você faz de certo e errado.
  4. Esteja presente na hora que ela mais precisar de você.
  5. Honre quem esta com você.

A pior coisa é descobrir uma mentira, e dependendo da mentira, se perde o relacionamento que você pode ter demorado meses para tornar real em minutos. Falar a verdade é sempre o melhor caminho, por mais vergonhosa que seja, por mais que doa, por mais difícil que seja, fale sempre a verdade.

Não seja falso com sua mulher. Seja leal! Não aceite que falem mal dela, não permita que façam criticas destrutivas. Às vezes é uma cilada justamente para separar vocês dois. Tenha muito cuidado ao postar fotos do casal na internet. A felicidade incomoda pessoas que gostam da infelicidade alheia. Sejam discretos, quem deve saber da sua felicidade, certamente já esta sabendo e sem precisar de redes sociais.

Se você é homem divorciado, conte que você já foi casado, se tem filhos com sua ex esposa, conte a verdade. Assuma sempre o que você fez de certo e de errado, você não tem nada a perder. Sendo honesto a chance de conseguir uma pessoa que goste de você é muito maior.

Esteja presente sempre na hora que ela mais precisar. Seja o braço forte e a mão amiga na hora que ela ficar doente ou qualquer enfermidade, quando ela tiver uma perda na família ou qualquer outro incidente. Na hora que ela mais precisar de você, esteja lá! Nunca seja aquele homem covarde que some quando as coisas ruins acontecem e que volta quando a situação melhora ou quando o problema já foi resolvido.

Honre a pessoa que te faz bem, honre quem luta do seu lado ombro a ombro, quem te faz abrir os olhos as oportunidades da vida. Não seja covarde nem pense que você é o esperto e flerte com outras mulheres ou chegue a trair a pessoa que tanto te ama e te quer bem. Como homem experiente posso te dizer amigo leitor: a beleza o tempo leva, mas o caráter vai com você ao túmulo. Não jogue seu tesouro no lixo.

Não sou o dono da verdade, mas esse texto escrevi baseado na minha vida, na experiência que presenciei de casais felizes e infelizes que conheci e com os erros e acertos (tanto meus quanto dessas pessoas). Escrevi essa postagem, mas espero de coração ter ajudado alguém que precisa ler esse texto e contribuir para ter uma vida mais feliz e melhor.

O que você achou ? Deixe seu comentário, conte sua história!

Aproveitando, incluo também um vídeo enviado pelo leitor Denis que exemplifica o que fazer quando o relacionamento não tem futuro. Valeu Denis!

Quero recomendar alguns livros importantes para auxiliar na comunicação e na melhoria dos relacionamentos. Os produtos são vendidos pela amazon.com.br.

Publicado por manualdohomemapaixonado

Sou um homem muito apaixonado pela minha mulher e faço questão de retribuir diariamente ❣️ Sei que não é fácil para um homem ter criatividade ou ser romântico, mas não é impossível. Quando me apaixonei de verdade, essas atitudes ligadas ao amor surgiram naturalmente e agora quero compartilhar com você. 📨 Minha missão é ajudar a fortalecer os relacionamentos, resgatar a confiança no amor e na gentileza e te auxiliar em ideias criativas para colocar tudo isso em prática!👩‍❤️‍👨

2 comentários em “Como escolher uma verdadeira parceira pra vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: