Como lidar com filhos de outros relacionamentos

Hoje em dia é comum conhecer pessoas que já foram casadas ou estiveram em relacionamento e tem filhos, a maioria filhos pequenos, alguns ainda bebes.

Mas como se relacionar com uma pessoa que possui filho com outra pessoa? Bom isso vai depender muito da pessoa em questão, como já abordamos aqui em matérias anteriores, é bom não se envolver sentimentalmente apenas avaliando algumas características da pessoa em questão, e isso vale para homens e mulheres.

Nunca deixe se levar pela conversa agradável, condições financeiras,  status social, beleza, etc. Preste a atenção em detalhes, os detalhes falam mais que as palavras, veja por exemplo como a pessoa trata seu filho, se ela é honesta e te conta sobre a existência do(s) filhos logo que te conhece, e o principal, como esta o sentimento dela referente ao ex, preste muita atenção pois isso é o divisor de aguas entre uma boa relação e um possível sofrimento.

O que estou escrevendo aqui se baseia em experiencias próprias, de amigos, familiares, pessoas próximas que foram bem ou mal sucedidas ao se relacionarem com pessoas que possuem filhos de outros relacionamentos.

Aí você me pergunta: O que há de tão diferente num relacionamento entre uma pessoa que tem filhos de uma que não tem?

A minha resposta é que sim, há diferenças e principalmente se você não tem costume de conviver com crianças.

Num relacionamento envolvendo bebes, crianças e adolescentes, você deve ter em mente de que se você quer um relacionamento duradouro, vai “adotar” uma criança, isso vai mudar sua vida, por que você não poderá pensar apenas na sua companheira ou no seu companheiro, vai ter que pensar na criança também, nunca os veja como um “peso” no relacionamento e nem deixe que seu parceiro pense o mesmo.

Você terá que pensar que terá a convivência da criança, terá que dar atenção, brincar, jogar, levar para passear, ensinar, viajar com ela e sua namorada, noiva ou esposa, acompanhar até a vida adulta, ser a referência.

Mesmo que a criança tenha visitas ao pai ou mãe biológica, seja a referencia e tenha carinho por ela, toda criança merece ter.

Pode ter certeza de que o seu comportamento com a criança e o carinho que a criança vai retribuir a você, vai fortalecer seus vínculos com seu parceiro, além de receber o respeito merecido da sociedade que sempre vê com bons olhos pessoas amadas por afilhados.

Crianças com peculiaridades como hiperatividade, autismo vão demandar mais atenção e carinho, compreensão de sua parte, então tenha isso em mente também.

Por último e não menos importante, trate os afilhados de igual maneira de seus filhos biológicos caso vier a ter com sua parceira ou parceiro. Conheci crianças que viviam um verdadeiro inferno nesse tipo de situação, que viviam usando as piores roupas, e comiam o que o irmão menor deixava, não está nada fácil escrever isso, porém é a verdade.

Se você não gosta de criança, não tem vontade de ser pai, não gosta de brincar, de conversar, não tem paciência com crianças e as vê como um peso no seu relacionamento, Não se relacione com quem tem filho!

E se ele(a) quiser voltar para o ex?

Como já citei acima, um relacionamento que envolve criança é distinto, a criança é um elo eterno entre duas pessoas, então tenha isso em mente, sua namorada, noiva ou esposa terá contato com o ex, isso poderá durar muitos anos e você não terá o direito de impedir.

Então para não ter a surpresa de um dia acordar com uma mensagem no celular como essa:

Bom dia

-Esta tudo acabado!

-Meu ex pediu para voltar e eu aceitei.

Por isso é bom prestar a atenção, a detalhes perguntas simples poderão te tirar de situações desagradáveis como essa.

Faça perguntas como:

O que você faria se seu ex pedisse para voltar?

O que seu ex representa pra você?

Por que terminaram?

Quanto tempo durou o relacionamento?

Quanto tempo faz que vocês terminaram?

Quando a pessoa responder, olhe nos olhos dela, provavelmente se estiver mentindo, não vai conseguir te olhar nos olhos por muito tempo.

Sei que relacionamento não é ciência exata, mas isso ajuda a reduzir muito a chance de decepção.

O preconceito de se relacionar com pessoas que tem filhos

O Brasil ainda é um país cheio de preconceitos, muitos deles velados e peculiares, como por exemplo, um homem que possui filho de outro relacionamento possui maior chance de se relacionar do que uma mulher em mesma situação.

Isso se deve ao fato de que por ser pai, as mulheres o veem como um homem responsável, capaz de ter um relacionamento duradouro, de assumir responsabilidades e de sustentar uma família, isso escrevo baseado em fatos que presenciei, opiniões de mulheres, algumas reportagens que estão disponíveis na internet.

(Lembrando que o relacionamento em questão é o relacionamento sério, e não os relacionamentos casuais).

Já no caso das mulheres que tem filhos e estão solteiras, sofrem preconceito, mesmo sendo elas pessoas maravilhosas, competentes, capazes de ter um relacionamento saudável, mas isso também ocorre pelo fato de que as mulheres estão mais sujeitas a voltar com seus ex parceiros, mulheres se esforçam mais para preservar o relacionamento, manter os vínculos, perdoam mais…. e justamente isso deixa possíveis pretendentes inseguros ou com receio de se relacionar e sofrer uma possível decepção.

Por isso é importante saber com quem você esta se relacionando, fazer as perguntas ou prestar bem a atenção.

Existem pessoas maravilhosas que não tiveram sorte no primeiro relacionamento, mas tem um presente, um pequeno anjo para conviver e merecem uma segunda chance de ser felizes.

E você, esta se relacionando com uma pessoa que tem filhos? Como esta sendo sua experiência?

Se você já se relacionou com alguém que tem filhos e possui uma historia semelhante a retratada aqui conte nos, comente, deixe sua opinião.

Publicado por manualdohomemapaixonado

Sou um homem muito apaixonado pela minha mulher e faço questão de retribuir diariamente ❣️ Sei que não é fácil para um homem ter criatividade ou ser romântico, mas não é impossível. Quando me apaixonei de verdade, essas atitudes ligadas ao amor surgiram naturalmente e agora quero compartilhar com você. 📨 Minha missão é ajudar a fortalecer os relacionamentos, resgatar a confiança no amor e na gentileza e te auxiliar em ideias criativas para colocar tudo isso em prática!👩‍❤️‍👨

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: